Lançamento do livro “O velho das mil cores e a cobra do girassol”

Roteiro da Exposição: fases do projeto

A cerimónia

No dia 21 de maio, pelas 14h 15m, no Auditório da ESA, deu-se o lançamento do livro O velho das mil cores e a cobra do girassol, da autoria do 10ºA (profª Cristina Farinha), ilustrações do 12ºD (profª Carolina Melo) e edição eletrónica do 9º F (profª Margarida Afonso).

Na mesa estiveram o anfitrião, o Diretor Dr. Simão Cadete, a vereadora da educação, Drª Vanessa Silva e em representação da Rede Bibliotecas Escolares, o Dr. João Paulo Proença e a Livraria «Cabeçudos», na pessoa de Rui Andrade.

A origem

Esta atividade inserida no projeto, Fábrica de Histórias, que promove a  escrita e a leitura, idealizado pela livraria «Cabeçudos» com o selo Ler+, atribuído pelo Plano Nacional de Leitura, foi um desafio que o nosso H,L&Cª aceitou concretizar, na altura com a coordenação da professora Margarida Correia que desenhou as linhas orientadoras juntamente com a «Cabeçudos».

As fases do projeto

Este projeto processou-se em várias etapas, ao longo deste ano letivo e prolongar-se-á até ao final.

1ª fasePreparação – os alunos das várias turmas e diferentes níveis de ensino frequentaram oficinas/workshops com vários profissionais das áreas escolhidas para, a partir da experiência adquirida, poderem corresponder ao que lhes era solicitado. Estas oficinas/workshops decorreram, em grande parte, na Livraria «Cabeçudos», onde os alunos se deslocaram sempre acompanhados pelo professor da disciplina envolvida e que supervisionou todo o trabalho daí decorrente.

2ª faseConcretização – os alunos deram corpo ao projeto, ou seja, das ideias veio a história (10ºA), com a história chegou-se às ilustrações (12ºD), com as duas fez-se a edição (9ºF) e a partir daí nasceu o livro. Com ele no prelo fez-se a divulgação (2TM – prof: Hermínio Albino) e chegou-se à exposição «Da Ideia ao Livro», dinamizada pela BE.

Mas o projeto continua…

3ª faseDivulgação – A partir daqui outras turmas vão trabalhar a história. Assim, a turma 9ºC (profª Amélia Pires) fará a leitura expressiva para os alunos convidados do Pré-escolar e do 1º CEB, das escolas limítrofes e que virão à escola para esse efeito; tal é também o caso da turma 7ºA (profª Mª José Monteiro) que fará a representação da história com um guião adaptado.

A turma 3TAI (Curso Profissional de Técnico de Apoio à Infância – profs: Ana Moreira, Ana Branco, Adelaide Queijo, Gabriela Benavente, Luís Valério, Paula Rodrigues e Sérgio Gomes) fez um guião de exploração da história para o primeiro ciclo, tal como a turma TAE3 (Técnico de Ação Educativa – profs: Custódia Rebocho e Fernanda Bucho) fez um para o ensino Pré-escolar.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s