Doação do espólio de João Figueira

A viúva de João Pedro de Góis Fernandes Figueira, Olinda Jesus Ribeiro Teixeira de Fernandes Figueira, doou à BE da ESA o espólio quase integral do escritório do seu falecido marido. Este espólio composto por documentos impressos e outros (vitrinas de exposição, coleções de soldadinhos de chumbo, modelos para montagem), de grande interesse no que respeita a vertente militar e de estratégia, veio enriquecer grandemente o acervo da BE.

O contacto com Olinda Figueira surgiu através da nossa assistente operacional Rute Peixinho que lhe indicou a ESA como uma boa instituição para a salvaguarda, divulgação e usufruto dos documentos em causa. Estabelecido o primeiro contacto, coube à BE fazer uma breve avaliação e, posteriormente, com alguns voluntários da escola (Rute Peixinho, Francisco Morgado, Sandra Santos, Custódia Rebocho e Lurdes Toureiro) foi feito o transporte total – ainda que em duas fases – de todo o material doado.

Neste momento, estamos em fase de seleção e distribuição por áreas de interesse e utilização. Ainda nos falta bastante, devido ao volume da doação, mas encontramo-nos em pleno labor.

Apesar da informação disponível online sobre João Figueira – http://www.operacional.pt/tag/joao-pedro-de-gois-fernandes-figueira/ -, pedimos a Olinda Figueira que nos disponibilizasse uma biografia feita por si e que a seguir transcrevemos:

«João Pedro de Gois Fernandes Figueira, Inspector-Chefe da Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes da Polícia Judiciária, onde exerceu funções durante cerca de 30 anos.

Licenciado em História, estudava agora Direito (curso que não completou nos anos 80, com a sua entrada na Polícia Judiciária).

Desde sempre teve aptidão para o desenho, ainda jovem tirou um curso de Banda Desenhada, uma das suas paixões, em especial a franco-belga (Tintim, Astérix e Obélix, Blake & Mortimer e Lucky Luke).

Poucos terão conhecimento, que os uniformes azuis da GNR de 1993/94, foram desenhados por ele, desafio que aceitou com muito orgulho.

Entre mais paixões e interesses, não posso deixar de mencionar, a História da Guerra de África, História Militar, História de Portugal.

Conhecedor e admirador das Forças Armadas e de Segurança de Espanha, França e Reino Unido, destacando-se este último país com a Guarda Real de Sua Majestade, tendo mesmo especial relevo na sua colecção de soldadinhos de chumbo.»

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s