Memória do Holocausto

Encontra-se a decorrer – de 26 a 30 de janeiro – uma exposição que visa manter viva a memória do holocausto, na sala multiusos da BE. Esta exposição que é dinamizada pela professora Paula Rodrigues com a colaboração da BE apresenta 14 cartazes resultantes do «Concurso Internacional de Poster (…) um  projecto realizado no âmbito da Cooperação Internacional para a Educação, Memória e Pesquisa do Holocausto. São parceiros deste projecto: Yad Vashem, em Israel; Memorial da Shoá, em França; Instituto Europeu do Legado da Shoá, na República Checa. Conta ainda com a colaboração do Programa das Nações Unidas para o Holocausto.

Um painel internacional de júris criteriosamente formado de especialistas na área do Design e de Educação para o Holocausto seleccionaram alguns dos melhores cartazes dos trezentos que foram presentes a concurso. Esse concurso, subordinado ao tema “Manter Viva a Memória” (Crianças no Holocausto), integrou criações de estudantes de design da França, Israel e República Checa, tendo a exposição que daí resultou sido exibida em várias partes do mundo para assinalar o Dia Internacional da Memória do Holocausto, a 27 de Janeiro de 2012.»

Acompanham estes cartazes dois documentários com testemunhos de diversos sobreviventes do holocausto que ajudam à compreensão das imagens. Para os professores que visitem a exposição com os alunos, existe um guião pedagógico com algumas sugestões de atividades que podem realizar.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s