DIAS DA FILOSOFIA 2014-2015

Nos dias 24, 25 e 26 de Fevereiro decorreu na ESA, como acontece há já vários anos, a actividade dos “Dias da Filosofia”. De acordo com a estrutura habitual, nos Dias da Filosofia explora-se um tema da actualidade que mereça aprofundamento e seja significativo para os nossos alunos, tendo este ano lectivo sido abordada a “Violência Sobre o Outro”.

A actividade foi composta por uma exposição e três palestras: – “Violência no Namoro” e “Violência Sexual”, pela psicóloga Joana Meneses, da APAV, “Delinquência Juvenil”, por Ezequiel Fernandes, chefe da PSP do Seixal, e “Quem Lhes Atribuí Autoridade?”, por Andreia Fernandes, aluna do 11º A da nossa Escola. Essa mesma aluna foi, igualmente, mentora do Projecto, em parceria com o Grupo Disciplinar de Filosofia.

A exposição, a cargo da professora Ilda Costa, contou com a participação dos alunos do 10º TAS, tendo o 11º TAS, da professora Paula Rodrigues, colaborado na montagem da mesma.

A exposição contava com três áreas distintas: um espaço inicial de antecâmara, alusivo ao problema da violência doméstica, um espaço seguinte, sob a indicação: – Segue o rasto…  em que corpos anónimos simbolizavam (e apelavam à homenagem a) todas as vítimas de todo o tipo de violência, intolerância e discriminação e, por fim, do outro lado do palco, um espaço de placards informativos onde, por entre mãos e rostos estilizados, textos diversos orientavam os esclarecimentos sobre o conceito de violência, os tipos de violência, as suas causas e consequências. O decor e a iluminação foram cuidadosamente pensados para criar uma atmosfera pesada, reflexiva e emocional, apelando ao silêncio dos que a visitavam e ao respeito por aqueles que sofreram, e diariamente sofrem, todo o tipo de acto violento. A música de fundo escolhida foi o Requiem & Judas, de António Pinho Vargas.

Para além da exposição e das palestras manteve-se a tradição do espaço aberto para leccionação, encontrando-se este disponível às turmas que, mediante inscrição prévia, quisessem usufruir de uma aula diferente num espaço privilegiado. Para tal, textos e documentos encontravam-se à disposição de professores e alunos, assim como filmes e documentários de duração diversa, e passíveis de se adaptarem a diferentes níveis de ensino e faixas etárias. Esses materiais abarcavam temas tão diversos como bullying, violência doméstica, terrorismo, violência no namoro e mutilação genital feminina.

Durante o período diurno o auditório teve a presença de 27 registos de turmas nos mais diversos tipos de actividades, desde visitas à exposição, promoção de debates, visionamento de material audiovisual e participação nas palestras, tendo algumas turmas participado em mais que uma actividade. Houve a participação de alunos de todos os níveis de ensino – Regular, Profissional e CEF.

Do espaço da exposição foi elaborada uma filmagem em vídeo, pelo senhor Alberto Nogueira, da Biblioteca Escolar, a quem prestamos os maiores agradecimentos, não só por esta iniciativa mas por toda a disponibilidade e competência demonstradas durante todas as fases desta iniciativa, e sem o qual seria impossível ter a qualidade de trabalho que, a nível técnico, foi apresentada. Do mesmo modo agradecemos à professora Custódia Rebocho pelas fotos, e pela ajuda da divulgação do projecto na página da Biblioteca Escolar, assim como a presença do Director, professor Simão Cadete, na abertura da primeira palestra.

Mais uma vez se cumpriu com significativo envolvimento da comunidade educativa este projecto do Grupo Disciplinar de Filosofia, sobre um tema sempre actual e merecedor da mais premente reflexão.

Paula Rodrigues

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s